terça-feira, 13 de novembro de 2007

ConverSAS com o Pedro

Com este artigo pretendo dar a conhecer ao caro leitor a opinião do Pedro Lopes (Senior Pre-Sales Consultant da SAS) acerca do Fórum SAS, realizado nos dias 5 e 6 de Novembro de 2007, e outras questões peculiares de Business Intelligence.

1. Pedro, podes resumir o teu percurso académico e profissional?

O meu percurso académico é bastante simples de resumir uma vez que a entrada para o SAS deu-se através do projecto de final de curso integrado no 5º ano da licenciatura de Informática e Gestão de Empresas. Daí para cá, e já lá vão 7 anos, foi a evolução natural no SAS Portugal sempre ligado à área de Pré-Sales em diversas vertentes – Integração de dados, Business Intelligence e por fim a minha área actual Customer Intelligence.

2. No SAS Fórum Portugal 2007, o ISCTE esteve representado pelos alunos e professores do MSIAD. Que importância dás, principalmente aos alunos, do fórum em causa?

O SAS Fórum é a vossa oportunidade de sentirem como as temáticas abordadas no âmbito do MSIAD são aplicadas na prática. Um dos maiores interesses deste evento reside na partilha de experiências por parte dos utilizadores SAS nos mais diversos temas e indústrias. Para além disto a possibilidade de perceber as mais valias que os sistemas de apoio à decisão podem ser para as organizações no mundo actual.

3. No fórum SAS apresentaste duas sessões e um Demo – SAS Real-Time Decision Manager e SAS Customer Intelligence. Podes discriminar mais um pouco no que consistem?

Começando pelo SAS Customer Intelligence – resumidamente estamos a falar de todos os temas que nos permitem ter uma relação de maior valor com o cliente, no fundo, a capacidade de integrar informação de clientes com os processos de marketing e a estratégia da organização é, cada vez mais, um aspecto crítico para qualquer organização. Neste momento, para além da importância do conhecimento dos clientes, a competitividade do Mercado torna imperativo que se analise o seu comportamento actual e futuro. Torna-se essencial a manutenção de um diálogo contínuo levando sempre em consideração quais as necessidades e expectativas do cliente em cada comunicação. Toda a organização deverá seguir um processo sincronizado que permita desenvolver uma relação relevante tanto para o cliente como para a organização. Como parte integrante desta Suite de Customer Intelligence o SAS lançou recentemente o SAS Real-Time Decision Manager com o intuito de responder a uma necessidade que o mercado começa agora a revelar – a necessidade de decidir em tempo real – esta nova solução possibilitará às organizações capitalizar as interacções com os clientes mais eficientemente. Através da utilização de técnicas inovadoras, as organizações terão a capacidade de gerar ganhos significativos ao nível da rentabilidade e na experiência global dos clientes.
À medida que a concorrência aumenta as estratégias evoluíram do foco no produto para uma maior focalização na forma de interacção com o cliente. Os métodos que nos permitem atingir este objectivo, fornecem às organizações uma vantagem competitiva única e sustentada possibilitando uma resposta rápida às alterações nas dinâmicas do mercado.

4. Com base na tua experiência, como avalias a atitude das empresas portuguesas nos últimos anos, face aos DSS (Sistemas de Apoio à Decisão). E que previsões fazes para o futuro?

É já quase uma verdade absoluta a necessidade que as empresas têm actualmente de se suportar em sistema deste género no dia-a-dia. O mercado está cada vez mais ciente desta necessidade, obviamente com diversos graus de maturidade – desde as empresas que encaram as decisões numa lógica mais operacional até às empresas que já se encontram numa lógica de decisão mais estratégica capaz de influenciar não só o seu desempenho mas também o evoluir do mercado. Penso que futuramente se acentuará ainda mais a evolução de uma lógica de ferramentas para uma visão de soluções que permitirão aos utilizadores de negócio terem o seu foco na tomada de decisão e menos nos processos tecnológicos de suporte.

5. Que conselhos podes dar aos alunos que actualmente frequentam o MSIAD?

Penso que dificilmente vos poderei dar algum conselho que a professora Maria José Trigueiros não vos tenha alertado já, a único alerta que vos posso deixar está relacionado com a importância de verem como são aplicados na prática os conhecimentos que vão adquirindo no MSIAD, e obviamente eventos como este poderão dar uma grande ajuda para alcançarem esse
objectivo.

Obrigado Pedro.

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