sexta-feira, 21 de setembro de 2007

TPC, Problema?! Objectivo: Fazê-lo! Vs Objectivo: Fazer TPC! Problema?!

TPC: Trabalha, Pedro Cardoso!! Ok, ok, dedos no teclado e rebater nas teclas.

O Problema na sua essência...
Porque será que quando pensamos num conceito do nosso dia-a-dia torna-se mais difícil descrevê-lo? Querem ver que... sim, estou mesmo com um problema agora. Mas apesar de ser algo muito simples, aplica-se a problemas de outra envergadura, senão reparem:
1º - Quais foram os meus objectivos quando comecei esta 'crónica'?
R: Fazer o TPC (objectivo a curto prazo, claro!). Melhorar o meu desempenho e resultados SIADáticos (objectivo a curto e a médio/longo prazo).

2º - Por onde começo? Onde vou investigar? Que bases?
R: Vou começar por reflectir intrinsecamente alguns dos meus objectivos, problemas consequentes e decisões tomadas. E porque não também na Net...Wiki's e outros sites que o Google tanto gosta de oferecer. Após a minha reflexão e algumas pesquisas, recolho a informação que me pode ser útil (eliminando toda aquela informação que não me seria útil, pelo seu teor de desorganização ou de complexidade desnecessária).

3º - Então e agora?!
R: Agora, e depois de analisados os meus dados base, consigo mais facilmente analisar o problema do Problema&Objectivos do TPC e documentar de alguma forma a correlação entre estes conceitos.

Realço também para uma definição de Problema que encontrei na Wikipedia:

A problem is an obstacle which makes it difficult to achieve a desired goal, objective or purpose. It refers to a situation, condition, or issue that is yet unresolved. In a broad sense, a problem exists when an individual becomes aware of a significant difference between what actually is and what is desired. Every problem asks for an answer or solution.

http://en.wikipedia.org/wiki/Problem

Matriz de Objectivos Vs Problemas:

Problemas

Objectivos

Tipo de Problema

Mestrado:

-Eventuais falhas ao nível dos servidores do Google;

- Mau planeamento do tempo.

Mestrado:

- Acabar no período esperado com aproveitamento elevado;

- ‘Entrega dos TPC’s’;

- Actualização regular do Blog;

- Gerar bom ambiente e manter sempre uma atitude positiva com os colegas e professores;

- Inovar.

Operacional

Curto Prazo

Disponibilidade temporal

Acabar o livro ‘100 Anos de Solidão’

Negação da entidade empregadora

Ganhar mais

Esforço, trabalho e dedicação insuficientes

Evoluir na carreira

Táctico

Médio Prazo

Ganhar mais

Incumprimento dos prazos por parte da empreitada

Mudar-me de casa

Capacidade financeira

Visitar 1 país por mês

Estratégico

Longo Prazo

- Crise da Segurança Social;

- Carreira sem sucesso;

- Não ter pais ricos nem sorte na lotaria.

Viver da minha reforma milionária

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

INFORMAÇÃO (é mesmo esse o tópico...)

Information is the result of processing, gathering, manipulating and organizing data in a way that adds to the knowledge of the receiver (http://en.wikipedia.org/wiki/Information)

Sendo que se trata de um conceito bastante abrangente, considero que a informação não é mais do que a acção ou efeito de informar ou ser informado. Quero dizer com isto que, por exemplo, caso eu envie um e-mail, com qualquer tipo de conteúdo (ora profissional, ora hiper-gratuito, ‘whatever’), será sempre enviado e recebido, com o intuito de informar sobre algo, pretendendo um acréscimo do conhecimento do receptor. Poderia dar infinitos exemplos, mas só o facto de estarem a ler esta ‘crónica’ (fantástico, está mesmo alguém a ler o que escrevo!!), já é por si um exemplo.

‘Então toda a informação é útil?’, perguntam vocemessês (ou talvez não…, mas eu respondo à mesma): NÃO!!! De que me interessa se o teor da informação esteja incorrecto? De que me vale a pena receber dados contraditórios e insuficientes que não me trazem qualquer acréscimo de conhecimento? NÃO ME SERVE PARA NADA!!!

Então, enquadrando este conceito em termos SIADáticos, o que interessa realmente ao destinatário final é a informação útil (seja para acréscimo de conhecimento, ou tomada de decisão, etc.), que apenas será facultada recorrendo aos processos de filtragem, tratamento e modelação dos dados existentes e só assim conseguiremos garantir que o nosso sistema cumpra realmente com os seus objectivos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

The Beginning

Pedro nasceu na década de 80, em 1981, em Lisboa. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, em 2004, consultor na PT-SI, e mais recentemente destacado na equipa de Revenue Assurance e Qualidade de Dados na TV Cabo.

Considera-se bastante refilão, rabugento e nostálgico. Talvez por esta última característica, e num contexto académico, sentiu a necessidade de tirar um Mestrado.

Em termos técnicos, e numa vertente SIADada, eis o que quero dizer:

Missão:
Frequentar um mestrado que me proporcionasse da melhor forma, gerir, especificar e implementar Sistemas de Apoio à Decisão. Ou mais simplesmente, entrar no mercado do Business
InteLLIgence - BI.

Objectivos:
- Analisar de uma forma mais sólida os sistemas de informação;
- Identificar alternativas de soluções a problemas identificados;
- Executar correctamente as acções necessárias no seguimento da tomada de decisão.

Após delineados os meus objectivos e a minha missão, dei seguimento à minha Estratégia. Ou melhor, estipular e delinear os meus recursos, e de que maneira os vou alocar de modo a atingir os meus objectivos:
1 - Vontade de aprender (a 120%) - implica 3 recursos implícitos - esforço, dedicação e trabalho;
2 - Tempo disponível - pouco (capacidade de gestão do tempo!);
3 - Material necessário - chega e sobra - grau de confiança a 75%;
4 - Last but not least - o €€ - pagamento das propinas faseado, dedução no IRS e capacidades económicas de momento - (quase) OK!!

Por fim:
- Tomada de decisão - Escolher a decisão mais correcta, num conjunto de decisões alternativas não foi complicada - Inscrever-me no Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão! Sem dúvida, que se trata da acção mais correcta, em que espero cumprir todos, e mais alguns, objectivos propostos.

Mas como em qualquer acção, existe uma reacção...resta saber qual será. Não perca o próximo episódio...porque nós também não!!