sexta-feira, 21 de setembro de 2007

TPC, Problema?! Objectivo: Fazê-lo! Vs Objectivo: Fazer TPC! Problema?!

TPC: Trabalha, Pedro Cardoso!! Ok, ok, dedos no teclado e rebater nas teclas.

O Problema na sua essência...
Porque será que quando pensamos num conceito do nosso dia-a-dia torna-se mais difícil descrevê-lo? Querem ver que... sim, estou mesmo com um problema agora. Mas apesar de ser algo muito simples, aplica-se a problemas de outra envergadura, senão reparem:
1º - Quais foram os meus objectivos quando comecei esta 'crónica'?
R: Fazer o TPC (objectivo a curto prazo, claro!). Melhorar o meu desempenho e resultados SIADáticos (objectivo a curto e a médio/longo prazo).

2º - Por onde começo? Onde vou investigar? Que bases?
R: Vou começar por reflectir intrinsecamente alguns dos meus objectivos, problemas consequentes e decisões tomadas. E porque não também na Net...Wiki's e outros sites que o Google tanto gosta de oferecer. Após a minha reflexão e algumas pesquisas, recolho a informação que me pode ser útil (eliminando toda aquela informação que não me seria útil, pelo seu teor de desorganização ou de complexidade desnecessária).

3º - Então e agora?!
R: Agora, e depois de analisados os meus dados base, consigo mais facilmente analisar o problema do Problema&Objectivos do TPC e documentar de alguma forma a correlação entre estes conceitos.

Realço também para uma definição de Problema que encontrei na Wikipedia:

A problem is an obstacle which makes it difficult to achieve a desired goal, objective or purpose. It refers to a situation, condition, or issue that is yet unresolved. In a broad sense, a problem exists when an individual becomes aware of a significant difference between what actually is and what is desired. Every problem asks for an answer or solution.

http://en.wikipedia.org/wiki/Problem

Matriz de Objectivos Vs Problemas:

Problemas

Objectivos

Tipo de Problema

Mestrado:

-Eventuais falhas ao nível dos servidores do Google;

- Mau planeamento do tempo.

Mestrado:

- Acabar no período esperado com aproveitamento elevado;

- ‘Entrega dos TPC’s’;

- Actualização regular do Blog;

- Gerar bom ambiente e manter sempre uma atitude positiva com os colegas e professores;

- Inovar.

Operacional

Curto Prazo

Disponibilidade temporal

Acabar o livro ‘100 Anos de Solidão’

Negação da entidade empregadora

Ganhar mais

Esforço, trabalho e dedicação insuficientes

Evoluir na carreira

Táctico

Médio Prazo

Ganhar mais

Incumprimento dos prazos por parte da empreitada

Mudar-me de casa

Capacidade financeira

Visitar 1 país por mês

Estratégico

Longo Prazo

- Crise da Segurança Social;

- Carreira sem sucesso;

- Não ter pais ricos nem sorte na lotaria.

Viver da minha reforma milionária

Sem comentários: