quarta-feira, 19 de setembro de 2007

INFORMAÇÃO (é mesmo esse o tópico...)

Information is the result of processing, gathering, manipulating and organizing data in a way that adds to the knowledge of the receiver (http://en.wikipedia.org/wiki/Information)

Sendo que se trata de um conceito bastante abrangente, considero que a informação não é mais do que a acção ou efeito de informar ou ser informado. Quero dizer com isto que, por exemplo, caso eu envie um e-mail, com qualquer tipo de conteúdo (ora profissional, ora hiper-gratuito, ‘whatever’), será sempre enviado e recebido, com o intuito de informar sobre algo, pretendendo um acréscimo do conhecimento do receptor. Poderia dar infinitos exemplos, mas só o facto de estarem a ler esta ‘crónica’ (fantástico, está mesmo alguém a ler o que escrevo!!), já é por si um exemplo.

‘Então toda a informação é útil?’, perguntam vocemessês (ou talvez não…, mas eu respondo à mesma): NÃO!!! De que me interessa se o teor da informação esteja incorrecto? De que me vale a pena receber dados contraditórios e insuficientes que não me trazem qualquer acréscimo de conhecimento? NÃO ME SERVE PARA NADA!!!

Então, enquadrando este conceito em termos SIADáticos, o que interessa realmente ao destinatário final é a informação útil (seja para acréscimo de conhecimento, ou tomada de decisão, etc.), que apenas será facultada recorrendo aos processos de filtragem, tratamento e modelação dos dados existentes e só assim conseguiremos garantir que o nosso sistema cumpra realmente com os seus objectivos.

1 comentário:

Zézinha_Trig disse...

Muito bom. È isto mesmo que quero ouvir num blog! Só não gostei de;
(seja para acréscimo de conhecimento, ou tomada de decisão, etc.).
Vamos a clarificar isto Pedro. Que relação existe entre conhecimento e decisão? Faz pparte da p´roxima aula.
MJT