quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Business Intelligence - Tomo II: The BI Continues

No ‘fascículo’ anterior de BI, vimos que com o passar dos anos, os objectivos das empresas eram cada vez maiores e face à evolução da tecnologia e de uma maior concorrência, seria necessário refinar as estratégias que melhor respondessem às tomadas de decisões. Vimos então que seria imprescindível implementar sistemas transaccionais de modo a optimizar todo o processo de trabalho. Mas seria insuficiente! Era necessário ir mais além! Sendo assim, era notório um cada vez maior investimento em projectos de BI. Desta maneira, para a ‘sobrevivência’ das empresas no actual ambiente de competitividade, é fundamental o acesso a informações que servirá de subsídio a tomadas de decisão, a curto, médio e longo prazo:
A importância do Data Warehousing:
  • Tecnologia de base para o Businesse Intelligence;
  • Modelação e tratamento dos dados para a implementação do Data Warehouse (DW).

Data Warehouse (DW)

  • Integração de tecnologias destinada à modelação de dados;
  • Armazenamento de dados, variáveis no tempo e integrados;
  • Disponibiliza uma imagem única do negócio da empresa;
  • Prover um sistema de suporte a decisões, de consultas, gerações de relatórios e análises;
  • Uso corporativo.

Data Mart

  • Contém dados extraídos do DW;
  • Uso específico (e.g., por departamento), focado nas necessidades de decisão.

Vimos sucintamente, os componentes e o funcionamento de um DW. Mas quais os passos para montar um DW? Por onde começar?...Obviamente, pelo início:

1. Definir o Problema:

  • What? – Quais as causas;
  • Where? – Onde/localização do problema;
  • How? – Como?
  • When? – Quando?
  • With whom is it? – Quem ou o quê que está realmente associado ou potencialmente afectado ao problema em causa;
  • Why? – Porquê?

Neste passo é fundamental observar e analisar as potenciais causas para o problema, em que o papel dos gestores, analistas é fulcral e a interacção deve ser o mais pormenorizado possível, de modo que o teor dos dados seja o mais transparente possível e orientado para o âmbito do problema em causa.

2. Envolvimento e participação da equipa de TI

Nesta fase deve existir uma interacção com a equipa de TI e os envolvidos do passo anterior, que possuem o conhecimento e o entendimento do negócio.

3. Identificação de indicadores das áreas estratégicas

4. Planeamento da execução da resolução do problema e validação dos indicadores seleccionados

Devem ser definidos os indicadores, critérios utilizados, e planeado um conjunto de factores para implementação do BI: recursos, orçamentos, facilidades, …

5. Identificação das fontes de dados

Nesta fase, os dados em ‘bruto’ e os inputs para o DW devem ser identificados – ERP, transacções, dados externos, etc.

6. Implementação do DW e BI

Realce-se que o gestor deve analisar de uma forma contínua a eventuais alterações e políticas e procedimentos que poderão ter impactos nos inputs e outputs do DW.
Requisitos mínimos para a implementação do BI e DW (realço que existem outros, mas destaco os principais):

1. SGDB – Base de Dados
    • Oracle da Oracle
    • DB2 da IBM
    • SQL Server da Microsoft
2. Ferramenta(s) de BI
    • MicroStrategy – MicroStrategy
    • Discoverer – Oracle
    • Business Objects (BO)
    • Cognos – Cognos

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